Adoçar ou não adoçar?
Na hora de saborear o seu café você tem o costume de adicionar açúcar ou adoçante?
Saiba que esse hábito gera muita polêmica entre os especialistas de café, que há anos se esforçam na tentativa de disseminar o hábito de não adoçar a bebida. Mas, como sabemos, as opiniões sobre esse assunto são divergentes e muita gente ainda torce o nariz quando é convidada a provar a bebida pura. Afinal de contas, por que os conhecedores da bebida insistem em dizer que o certo é tomar café sem adoçá-lo?
Vale reforçar que o amargor da bebida, geralmente atribuído à presença de cafeína, não é tão marcante em todo e qualquer café, sendo que nos cafés gourmet, o corpo, a acidez e a doçura ficam evidentes. Por isso, este tipo de café pode ser apreciado com ou sem açúcar.
De acordo com o barista Fernando Santana (consultado pela Revista Espresso) a maioria de seus clientes pede açúcar ou adoçante ao receber o seu café. Mas, ele sempre instiga as pessoas a experimentarem a bebida pura, pois só assim é possível conhecer o aroma e o sabor real do fruto dos cafezais. De acordo com Fernando, a maioria fica surpresa com a doçura do café.
Que tal experimentar um cafezinho sem açúcar ou adoçante? Mas, vale lembrar que cada apreciador deve buscar a forma que lhe dá mais prazer ao beber o café. 😉
Fonte: Revista Espresso
Café Meridiano, um jeito café de apreciar.