Café é Carnaval!
Qual será a relação de café e Carnaval?
Você pode não saber, mas o cafezinho já fez parte de diversos sambas-enredos. Em 1992, por exemplo, o Salgueiro apresentou “O negro que virou ouro nas terras do Salgueiro”, ressaltando o sabor do café e sua importância para o país, fazendo um paralelo com a escravidão e a democracia da bebida.
Em 2000, a X-9 Paulistana encantou com o enredo “Quem é você, Café?”, apresentando com maestria o Ciclo do Café no Brasil. A apresentação tornou a escola campeã do Carnaval ao lado da Vai-Vai.
Já em 2006, a escola de samba capixaba Mocidade Unida da Glória (MUG) foi campeã do carnaval com o enredo “Quente como o inferno, puro como um anjo, doce como o amor…Quem vai provar? Quem vai querer? Eu sou o café e meu banquete é pra você”. O enredo destacou o potencial capixaba para o cultivo do fruto. A agremiação levou, literalmente, o aroma do café para avenida, em um carro alegórico que exalava o cheiro da bebida durante o desfile.
Depois de relembramos alguns marcos do café no samba, também vale a pena conferir o que estará na avenida em 2013. Sim, porque novamente o cafezinho vai fazer parte Carnaval!
A escola União de Jacarepaguá traz o enredo “Dos barões do café à cidade universitária – Vassouras, ouro verde do Brasil”. Toda a história da cidade de Vassouras e sua forte ligação com o cultivo de café irão desfilar pela avenida.
Encha-se de energia, pegue a sua xícara de café e curta o Carnaval! o/
Café Meridiano, um jeito café de curtir e fazer parte do Carnaval.