Café e coração
O café não faz mal à saúde se ingerido em quantidades moderadas e habituais – cerca de quatro xícaras ao dia, afirma Luiz Antonio Machado César, médico e pesquisador no InCor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas de São Paulo.
O médico avalia os efeitos do café sobre variáveis que envolvem o sistema cardiovascular para entender melhor os efeitos da bebida na pressão arterial e no coração de pacientes que já possuem doenças coronárias. E, de acordo com estudos recentes – realizados na Unidade Café e Coração, instalada no InCor – não há evidências de que o café seja ruim para as pessoas com problemas no coração.
A pesquisa analisou o comportamento de mais de cem pessoas por meio de diferentes baterias de exames realizados periodicamente com pacientes que tomavam café.
Os resultados mostraram que a bebida de torra clara tem leve tendência de aumentar a pressão arterial. Já o café de torra escura não causou nenhuma alteração na pressão. Observou-se um discreto aumento no colesterol ruim e também no colesterol bom. E, um outro efeito percebido foi que as pessoas normalmente conseguiam andar mais na esteira depois de ingerir café.
Hoje, evidências comprovam que consumir café pode ser benéfico para a saúde. Pesquisas sérias concluíram que a cafeína e o ácido clorogênico – substâncias presentes no café – induzem o indivíduo a responder melhor à sua própria insulina.
Fonte: Globo Rural
[…] já viu – inclusive por aqui – estudos que sugerem que o café faz bem ao coração. E agora, uma nova pesquisa realizada […]
[…] reuniu mais de 30 mil cardiologistas de todo o mundo, o consumo de café ou chá não prejudica o coração e nem tem relação com outras causas de morte, como infecções. A pesquisa se baseia no […]