Café pode prevenir o Alzheimer
Segundo uma pesquisa publicada pelo Instituto de Informação Científica Sobre o Café, beber de três a cinco xícaras de café por dia pode ajudar a proteger contra o Alzheimer. A chance de desenvolver a doença, de acordo com cientistas, cai 20% com a ingestão moderada da bebida.
O Alzheimer afeta uma pessoa em cada 20 com idade superior a 65 anos em todo o mundo. O estudo observou que uma dieta mediterrânea – que consiste em peixes, frutas frescas, vegetais, azeite de oliva e vinho tinto – tem sido associada a um risco reduzido de desenvolvimento da doença.
A investigação sugere que os compostos chamados polifenóis são responsáveis por esse efeito – e esses mesmos compostos são encontrados em grande quantidade no café.
A cafeína é uma outra substância que ajuda a prevenir a formação de placas amilóides, característica do Alzheimer. Tanto a cafeína quanto os polifenóis reduzem a inflamação e diminuem a deterioração das células do cérebro, especialmente as áreas relacionadas com a memória.
Os resultados ajudam a compreender o papel que a nutrição pode desempenhar na prevenção do Alzheimer. Ah, e outros estudos mostram que o consumo moderado do cafezinho pode proporcionar outros benefícios à saúde, como menor incidência de zumbido no ouvido e redução do risco de câncer de fígado.
Fonte: Zero Hora
Café Meridiano, um jeito café de prevenir o Alzheimer.
[…] Entre em contato Quer entrar em contato com o Meridiano? Clique aqui. « Café pode prevenir o Alzheimer […]