Café pode se tornar biocombustível
E o cafezinho cada vez mais mostra a sua versatilidade! De acordo com pesquisas da Universidade de Bath, no Reino Unido, o café é um grande promissor na área de biocombustíveis.
Os cientistas descobriram que as sobras ou resíduos produzidos pelo café possibilitam a extração de um óleo que, transformado por um processo químico chamado de transesterificação, permite a conversão em biodiesel.
Essa transformação pode ser feita independente do tipo e da origem do grão – já que todos apresentam partículas com as mesmas características. Pesquisadores já fizeram o combustível a partir de café moído produzido em 20 países diferentes.
A partir disso, passou-se a calcular a quantidade de resíduos produzida mundialmente (considerando borra, pó e grãos descartados), que chega a cerca de 8 milhões de toneladas. Um único estabelecimento de café pode descartar, por dia, 10 kg de sobras.
“Este óleo também tem propriedades semelhantes às matérias-primas atualmente usadas para produzir biocombustíveis. Mas, enquanto aquelas são cultivadas especificamente para a produção de combustível, borras de café são resíduos. Usando estas, há um potencial real para a produção de um biocombustível realmente sustentável de segunda geração”, afirma Chris Chuck, membro do Departamento de Engenharia Química da universidade.
Fonte: ABIC
Café Meridiano, um jeito café de produzir combustível.