Cafeína auxilia no tratamento de crianças com hiperatividade
Um estudo realizado na Universidade de Coimbra (Portugal) demonstrou que o consumo de três a quatro xícaras de café por dia pode controlar o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças. E melhor, a substância atua sem causar efeitos secundários, como a dependência.
O estudo, que tem sido desenvolvido ao longo dos últimos três anos em ratos, mostra que a cafeína restabelece a função da dopamina enquanto neurotransmissor do cérebro.
De acordo com Rodrigo Cunha, líder da pesquisa, é seguro afirmar que o consumo de café é benéfico em crianças e adolescentes, mas a prática clínica deve obedecer a todo um protocolo.
Os resultados obtidos ainda necessitam de ensaios clínicos mais completos. Desta forma, ainda não se deve recomendar a responsáveis por crianças hiperativas a inserção de café na sua dieta, reforça Rodrigo.
Segundo os autores, as conclusões do estudo são promissoras para o desenvolvimento de tratamentos do déficit de atenção e hiperatividade que não causem efeitos colaterais, como toxicidade e dependência.
Aqui no blog já abordamos outros temas que mostram que o café não faz mal para as crianças e adolescentes se consumido na dose certa. Afinal, nada em excesso faz bem.
Por isso, já respondemos se criança pode ou não tomar café e você também pode conferir que o café ativa processos de atenção e memória, dando reforço aos estudos.
E já que o café é um aliado das crianças nesses casos, aproveitamos para sugerir uma receita especial para elas: o Café Kids. Sorvete e café para animar, dar energia e cuidar da saúde!
Fonte: iSaúde.net
Café Meridiano, um jeito café de também tratar a hiperatividade.