Cafeína pode melhorar a tolerância ao exercício prolongado
Principal substância encontrada no café, a cafeína é largamente utilizada e conhecida pelo seu efeito estimulante. Porém, hoje vamos falar de outra das suas propriedades, recentemente descoberta.
Alguns estudos mostraram os efeitos da cafeína na melhora da tolerância ao execício prolongado. Este efeito demonstrado foi o de aumentar a mobilização de gordura durante a atividade física, preservando os estoques de glicogênio muscular.
Os trabalhos científicos que investigaram os efeitos ergogênicos da substância, ou seja, de melhora do desempenho físico, relataram a efetividade de doses em torno de 300 miligramas, existindo relatos de utilização de doses de até 450 e 600 miligramas.
Curiosidade: Até alguns anos atrás – quando o consumo de cafeína ultrapassava o valor crítico, comprovado através do exame de urina – o atleta era considerado dopado. Atualmente o seu uso é liberado.
Vale ressaltar que a moderação e o acompanhamento médico são sempre importantes! Existe o receio de exagero de dosagem, como também seu uso por indivíduos com contraindicação, como cardiopatas e hipertensos. A recomendação é sempre utilizar a substância, com finalidade na melhora do desempenho físico, com orientação profissional.
E, para os curiosos, uma xícara de café forte pode ter entre 70 e 100 miligramas.
Fonte: Globo Esporte
Café Meridiano, um jeito café de praticar atividades físicas.