Cafeína reduz a progressão da Hepatite C
Nosso blog já falou de diversos benefícios do café para a saúde, como a prevenção de diabetes, Parkinson, câncer de próstata e seu auxílio para a memória. Agora, um estudo norte-americano, realizado pelo National Cancer Institute, concluiu que o consumo de pelo menos três xícaras de café por dia pode reduzir a progressão da Hepatite C.
A pesquisa envolveu 1.050 pessoas portadoras do vírus que foram analisadas através de questionários durante quatro anos. Ao final, os pesquisadores observaram que o grupo que consumiu três xícaras de café diariamente apresentou um grau inferior de esteatose (depósito de gordura no fígado) e também valores mais baixos de bilirrubina (análise associada à presença de icterícia – coloração amarelada dos olhos e da pele).
De acordo com o hepatologista Rui Tato Marinho, os resultados deste estudo devem ser encarados com otimismo e os benefícios da cafeína no atraso da progressão da Hepatite C devem ser valorizados por profissionais da saúde e, obviamente, pela população em geral.
O programa ‘Café & Saúde’, implementado em 2007 em Portugal pela AICC (Associação Industrial e Comercial do Café), tem por objetivo mudar a atitude dos profissionais da saúde em relação ao consumo de café. Com informações dirigidas a este grupo, o projeto procura esclarecer e desvendar mitos sobre a ingestão desta bebida, reunir evidências científicas quanto aos seus benefícios ao organismo e estimular o conhecimento específico sobre o tema. A OIC (Organização Internacional do Café) atualmente apoia o programa em Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Finlândia, França, Holanda, Rússia e Reino Unido.
Fonte: Diário Digital
Café Meridiano, um jeito café de cuidar da saúde.
[…] do cafezinho que já foram citados por aqui, como reduzir o risco de Alzheimer e a progressão da Hepatite C, um estudo recente revelou que o consumo de quatro xícaras de café por dia evita a insuficiência […]
[…] com poder antioxidante são as responsáveis para a redução do desenvolvimento de tumores e da hepatite C. Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos analisou que a evolução das […]