Cidades que todo apaixonado por café precisa visitar
Se você acompanha o nosso blog já sabe que o café é uma bebida queridinha ao redor do mundo e que cada país tem o seu jeitinho especial de preparar e apreciá-la. Mas, em alguns lugares, esse preparo é diferenciado e todo especial. Por isso, se você passar por algumas dessas cidades listadas abaixo, não deixe de tomar um cafezinho.
Londres (Inglaterra)
Em Londres, encontrar boas cafeterias pode ser mais fácil do que você imagina! Apesar de ainda estar muito ligada ao chá, a cidade vem desenvolvendo uma forte cultura do café, especialmente na área leste da cidade. Na capital inglesa, o chamado “flat white“, café que consiste em uma dose dupla de espresso com uma fina camada de leite, e o cappuccino são os tipos mais pedidos.
Melbourne (Austrália)
Essa cidade é casa de um evento anual voltado apenas para o café e é conhecida por suas diversas cafeterias, sempre prontas para servir o famoso Piccolo Latte – como o próprio nome sugere, um latte em “miniatura”, servido em uma xícara de 100 ml.
Reykjavik (Islândia)
Você sabia que no ranking dos maiores bebedores de café no mundo, a Islândia vem logo atrás do primeiro lugar, a Holanda? Por isso, não é à toa que as cafeterias na capital Reykjavik têm se multiplicado, bem como a exigência do paladar dos islandeses. O destaque fica por conta das pequenas beneficiadoras de café, já que o país não conta com grandes empresas no ramo. Latte ou cappuccino são recomendados pelos islandeses.
São Paulo (Brasil)
O hábito do café com leite pela manhã e do cafezinho pós-almoço está evoluindo na capital paulista. Cafeterias especializadas têm atraído paladares em busca de novas sensações. O café, que tanto faz parte do dia a dia do brasileiro, ganha nova cara e sabor nos diversos tipos apresentados nos cardápios. O cappuccino é o mais conhecido, mas basta que se acostume a essa nova forma de apreciar o café para que o gosto do paulista já fique mais apurado.
Roma (Itália)
Embora algumas cafeterias italianas ainda resistam à adoção de novas técnicas para o preparo do café, Roma é uma cidade em que é difícil errar a escolha do cafezinho. Espalhadas pela região do Panteão e na Fontana di Trevi, as cafeterias oferecem o famoso espresso. Afinal, como ditam os bons costumes, café com leite é apenas para o café da manhã.
Singapura
Novas técnicas e tipos de café começam – aos poucos – a adentrar a cultura da cidade. Prova disso é a paixão dos singapurianos pela chamada “latte art“, os desenhos feitos no espresso, latte, mocha ou o bom e velho cappuccino podem ser apreciados por lá.
Seattle (Estados Unidos)
É possível apreciar bons cafés em Seattle. A cidade tem uma cultura bem desenvolvida do café, no sentido de oferecer boas cafeterias e consumidores com paladar apurado. Isso permite, assim como em Reykjavik, uma concorrência maior, gerando mais qualidade e criatividade. Espresso e cappuccino são as pedidas de sucesso!
Viena (Áustria)
As cafeterias de Viena, conhecidas como Kaffeehaus, são tão importantes que foram tombadas pela UNESCO em 2011. Antigos e muito elegantes, esses espaços costumam ser usados para reunir amigos no dia a dia. Apesar de serem chamados de “cafeterias”, estes estabelecimentos costumavam focar mais nos bolos e doces servidos do que no café em si, cenário que tem mudado nos últimos anos. Viena foi a sede do Campeonato Mundial de Baristas em 2012 e tem se provado uma verdadeira amante do café.
Wellington (Nova Zelândia)
Esta é a terra do “flat white”, a dose dupla de espresso com uma fina camada de leite que também é famosa em Londres. Em Wellington, quem entra em uma cafeteria costuma ser exigente e os baristas não costumam decepcionar. A paixão pelo café é o que move o segmento local de negócios envolvendo a bebida e dá chances para que o “flat white” seja ainda mais saboroso.
Fonte: Hypeness
Café Meridiano, um jeito de viajar e conhecer o mundo.
[…] isso, Matt Kulesza, um estudante de 28 anos que mora em Melbourne, Austrália, teve uma ideia! Ele marcou um café com cada um dos 1.088 “amigos” de seu perfil […]