Dicas, preparo e curiosidades
Já listamos por aqui muitas curiosidades, mitos, verdades e formas de preparar o café. Mas, como sabemos que informação nunca é demais, reunimos nesse post outras dicas para te ajudar a entender e apreciar – ainda mais – um bom cafezinho!
Jogar a água no centro do coador e mexer
O tempo de contato entre a água quente e o pó de café pode ocasionar um sabor mais intenso à bebida. Jogar a água apenas no centro do coador faz com que o café se deposite na lateral do filtro, extraindo mais partículas do fundo do que da superfície. Se a água passar muito rápido pelo coador não se extrai a quantidade de óleos e sólidos dos grãos. Intercalar movimentos circulares na hora de despejar a água sobre o pó que está no coador é uma boa opção.
O que fazer com o café que sobra?
Após o tempo de durabilidade do café na garrafa térmica, muitas pessoas não sabem se podem “requentar” a bebida. Uma dica é congelar o que sobra para utilizar em receitas de doces, salgados ou drinks. Um café especial, mesmo frio, pode ser um bom ingrediente.
Fervendo a água com o pó de café
Existem alguns métodos, como o café turco, no qual, por tradição, ferve-se o pó com a água. Porém, em temperaturas mais altas, a água extrai mais sólidos do café, ou seja, isso pode gerar uma bebida com sabor mais amargo.
Durabilidade depois de aberto
Após verificar a data da torra/fabricação, é aconselhável utilizar o café em até sessenta dias. Depois de moído, a sugestão é consumi-lo entre quinze e vinte dias. Se bem guardado, ele não estraga após esse período, mas pode perder aromas e sabores frescos e doces.
O café e a garrafa térmica
O café possui um tempo de vida útil dentro de uma garrafa. Para apreciar todas as qualidades do grão, como sabor, corpo e aroma, aconselha-se deixar a bebida por, no máximo, uma hora na garrafa térmica.
Adicionar açúcar ao ferver a água
Ao adicionar açúcar à água, a concentração de sólidos e a temperatura são aumentadas, o que pode queimar o pó de café. O açúcar também dificulta a extração dos sólidos do cafezinho, tornando a bebida um xarope doce e mais fraco, pois a água adoçada fica saturada antes de extrair o café.
Quer conferir mais dicas e curiosidades sobre o café? Clique aqui.
Fonte: Revista Espresso
Café Meridiano, um jeito café de aprender e saborear.