Mitos e verdades sobre a cafeína
Pesquisas recentes mostram que o café pode trazer diversos benefícios à saúde, como a redução de doenças cardiovasculares, a prevenção de alguns tipos de câncer e a melhora de doenças como o Alzheimer e o Mal de Parkinson. Estes diversos benefícios estão associados à cafeína e a outras várias substâncias antioxidantes presentes no café.
“Uma dose diária de aproximadamente 500mg de cafeína pode diminuir a evolução do Parkinson, por potencializar a medicação utilizada para o tratamento da doença. O café, de uma forma geral, possui uma série de substâncias benéficas, além da cafeína – como os antioxidantes – o que também auxilia na proteção cardiovascular”, ressalta a médica nutróloga, Telma Sigolo Roberto. Além disso, o café associado à boa alimentação e aos hábitos de vida saudáveis pode contribuir para um envelhecimento com mais saúde.
A quantidade a ser consumida diariamente, para que a bebida ofereça benefícios ao organismo, varia por existirem diversos tipos de cafés. O espresso, por exemplo, apresenta uma concentração maior de cafeína se comparado ao café coado. Para a médica, o consumo de café coado dever ser de no máximo 3 xícaras e de espresso a quantidade deve ser menor.
É importante ressaltar que os indivíduos respondem de formas diferentes ao consumo de cafeína. Por isso, cada um deve conhecer seu limite e consumir café suficiente para fornecer a energia necessária no dia a dia, mas sem exageros.
Se quiser conferir mais alguns mitos e verdades sobre a cafeína, é só assistir ao vídeo abaixo.
Vale sempre lembrar: para que o café funcione como um aliado da saúde e proporcione efeitos positivos é importante consumir com moderação!
Fonte: Notícias Uol
Café Meridiano, um jeito café de fazer bem ao organismo.