O que o atendente da cafeteria adoraria te dizer?
Para muitos, o dia só começa depois de uma boa xícara de café! Alguns preparam a bebida em casa mesmo e outros costumam apreciar o cafezinho em algum local próximo do trabalho.
Quem gosta mesmo de café sempre encontra tempo para dar uma passadinha, mesmo que rápida, em alguma cafeteria no decorrer do dia ou da semana. Treinados para satisfazer as vontades dos clientes e serem simpáticos – e discretos – os atendentes têm algumas sugestões que adorariam compartilhar com a clientela, mas que, por conta da profissão, mantêm em segredo até mesmo dos clientes mais fiéis.
Contudo, a marca australiana de xícaras e copos reutilizáveis para cafés Keep Cup fez um levantamento com garçons e baristas do mundo inteiro a fim de reunir os conselhos que eles dariam aos clientes, se pudessem. O resultado você confere agora:
Seja inteligente
Escolha seu pedido antes de chamar o garçom. Caso ainda esteja em dúvida entre a diferença de um macchiato ou latte, por exemplo, tente primeiramente ler o cardápio com atenção antes de solicitar ajuda – principalmente se o movimento estiver intenso.
Esteja atento
Muitas cafeterias oferecem descontos, combos e programas de pontos para fidelizarem seus clientes. Aproveite, quando for fazer o seu pedido, para perguntar sobre as ofertas e promoções da casa para o garçom. Caso se torne – ou até mesmo já seja um cliente – participar dessas programações pode fazer com que você salve um dinheirinho.
Reduza e reutilize
Caso seja cliente habitual, leve a sua própria xícara. Muitas cafeterias oferecem descontos aos clientes que levam suas xícaras/canecas. Isso evita o desperdício de copos plásticos, de papel e também economiza água.
Erros acontecem
Todos cometem erros diariamente. Portanto, pode acontecer de o garçom errar na hora de entregar seu pedido. Seja educado ao informá-lo sobre o equívoco.
Desligue seu telefone
O garçom está ali para te atender. Sendo assim, não fale ao celular enquanto ele estiver à disposição na sua mesa.
Tenha paciência
Entenda que um simples café nem sempre é tão rápido de se preparar. Considere a quantidade de pessoas no local antes de reclamar da demora dos atendentes.
Seja generoso
Caso tenha recebido um bom atendimento, deixa uma gorjeta! Por menor que seja, os garçons adoram recebê-las e sempre se recordam dos clientes que os recompensam pelo serviço.
Fonte: Comendo com os Olhos
Café Meridiano, um jeito café de atender.