Paixão Nacional
Hoje é o Dia do Hino Nacional Brasileiro! Sua música, criada em 1822 por Francisco Manuel da Silva, recebeu inicialmente o nome de “Marcha Triunfa”. Nesta época, o Brasil passava por uma crise contra o governo de Portugal, buscando sua independência.
Em meio a diversos problemas, algumas tentativas de compor uma letra para o hino não foram bem sucedidas, pois muitas vinham cheias de insultos e ressentimentos aos portugueses. Ou então, muitos elogios ao rei de Portugal.
Por fim, em 1909 a melodia ganhou uma letra elaborada pelo poeta Joaquim Osório Duque Estrada, sendo muito elogiada pelas referências que fazia às belezas do Brasil. Em 21 de agosto de 1971 o hino foi oficializado pelo então presidente Epitácio Pessoa, sendo publicado no Diário Oficial do dia seguinte.
E falar de Hino Nacional é falar de patriotismo, orgulho e, claro, de futebol! Afinal, esta associação é quase inevitável. Ou vai dizer que você não sente aquele amor a pátria e a vontade de colocar a mão no peito e cantar toda vez que escuta a canção no início de alguns jogos da Copa do Mundo?
Existem também alguns saudosistas, que – cheios de respeito – adoram colocar o bom e velho LP para tocar enquanto curtem a melodia de Francisco Manuel da Silva.
Agora vocês devem estar se perguntando o que tem a ver Hino Nacional e futebol com café. Tem tudo a ver! Futebol é paixão nacional, café é paixão nacional e, no dia do hino, nada mais natural do que reforçar o orgulho de sermos brasileiros.
Por isso, aproveitando a data, que tal pegar aquela xícara de café e dar o play neste vídeo com uma versão ‘jazzística’, ao som do saxofone, da nossa canção nacional?
Café Meridiano, um jeito café de compartilhar o Hino Nacional com vocês.